-
Arquitetos: DDOCK ; DDOCK
- Área: 3000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alan Jensen
-
Fabricantes: Cosentino, Leoxx, Object Carpet, Vertical Vision
'Garagem encontra o orgulho holandês'
Depois de extensa reforma, a Google Amsterdam reabriu suas portas de sua peculiar sede em janeiro de 2014. O estúdio de projetos de interiores D/DOCK é que ganhou a oportunidade de transformar este espaço de escritórios de 3.000 metros quadrados em uma paisagem interativa para a equipe local do Google.
A garagem onde Larry Page e Sergey Brin começaram a Google, foi a inspiração para o conceito dos interiores. Elementos peculiares espalhados ao longo da sede ilustram essa era - de paredes de graffiti e luminárias de papelão à cobertura aparente e a parede de contêiner do pequeno auditório, também referido como o Tech Talk.
Sustentabilidade teve um papel fundamental na redecoração da agência. O antigo mobiliário de reuniões, das áreas de trabalho individual e partes das micro cozinhas foram oferecidas uma segunda chance depois de serem restauradas. D/DOCK aderiu à lista de materiais saudáveis da Google utilizando apenas materiais não tóxicos e concebidos com um grande foco na redução do consumo de energia e água.
Situada na parte sul de Amsterdam, o edifício é considerado uma paisagem inteligente. Cada pavimento possui sua própria 'cave': a zona construída em torno do núcleo do edifício onde todas as instalações gerais estão localizadas, como as salas de reuniões, salas de descontração, as cabines de vídeo e micro-cozinhas. As vizinhanças com os espaços de trabalho individuais estão ao redor deste núcleo central e representam os diferentes departamentos. Acada posto de trabalho está junto à uma janela, oferecendo aos trabalhadores uma vista num ângulo de 180° por sobre a cidade enquanto trabalham. Esse layout torna o espaço de escritórios altamente adaptável. Permite que os 'Googlers' se comuniquem e trabalhem junto num ambiente diverso enquanto têm um espaço pessoal ao mesmo tempo.
Cada pavimento flerta com elementos tipicamente holandeses - seja a mesa de recepção que faz alusão à bicicletas, os painéis do forro dos Stroopwafel, as paredes revestidas de bonequinhos de biscoito (também conhecidos como Gingerbread) ou as serigrafias que fazem alusão à cerâmica branca e azul típica da cidade de Delft no restaurante. A parede de lanches reutilizada da rede de 'walk up fast food' holandesa FEBO, que uma vez pertenceu à uma cafeteria holandesa, agora funciona como ponto de distribuição de acessórios de computador. Para aqueles que querem apimentar sua reunião, seis caravanas originais dos anos 60 no meio do escritório são uma solução. O ambiente não está nem perto de uma sala de reunião comum, com as almofadas confortáveis e aconchegante mobiliário vintage.
De acordo com Coen van Dijck, sócio da D/DOCK a sede de Amsterdam é um escritório para se sentir bem. "É um lugar que faz com que seus empregados trabalhem melhor, já que oferece um ambiente de trabalho que está de acordo com suas necessidades", ele explica. "Felicidade, conforto, flexibilidade, relaxamento, nutrição balanceada, exercícios, luz natural, ar fresco e estímulos visuais são alguns dos itens fundamentais que faz com que este seja um escritório saudável", continua van Dijck. O Programa de Alimentação Saudável do Google garante opções de menu balanceadas no restaurante, com capacidade para 80 pessoas. A academia, a sala de meditação e as bicicletas oferecem oportunidades para manter a forma, física e mentalmente.